quinta-feira, 9 de abril de 2020

MÓDULO 1 - INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA



O QUE VOCÊ VAI ESTUDAR





 INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA
MÓDULO 1



    O QUE PRETENDEMOS



QUE VOCÊ SEJA CAPAZ DE: 
- Definir Sociologia
- Conhecer os objetos de estudo da Sociologia
- Identificar na Idade Moderna duas revoluções importantes na Europa que impulsionou o surgimento da Sociologia como ciência e quais as suas conseqüências sociais.
- Diferenciar o conhecimento científico do senso comum.
- Compreender os bons motivos que faz da Sociologia uma ciência importante para as pessoas.
SUA NOTA dependerá da SUA INTERATIVIDADE EM CADA MÓDULO e PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES REMOTAS. 

Antes de procurar definir o que é Sociologia muitos alunos se perguntam:
Por que estudar a sociedade em que vivemos? A Sociologia serve para quê?

A Sociologia faz parte das ciências humanas, assim como a História,Ciência Política, Economia, Antropologia, etc.

Tem como objetivo compreender e explicar as permanências e as transformações que ocorrem nas sociedades humanas e até indicar algumas pistas sobre os rumos das mudanças em função da conjuntura atual.

O que é sociologia?    

Sociologia é a ciência que estuda o convívio entre as pessoas em grupos, associações, comunidades, etc., em vários tamanhos de “rede social”: desde uma pequena família, até grandes grupos étnicos, religiosos, etc.

Os sociólogos utilizam a estatística (método usado na coleta de dados) como método de estudo, e a partir delas, descrever o comportamento da sociedade perante a determinado assunto, e prever as consequências de uma mudança na forma como esse assunto é tratado por ela.

Muitas pessoas utilizam essa poderosa ferramenta, pois com ela é possível compreender a sociedade e poder manipulá-la mais facilmente, como é o caso de políticos, empresas de marketing, indústrias. Por exemplo, marqueteiros tendem sempre a criar campanhas “virais”, ou seja, que tenham grande chance das pessoas discutirem a expandir de forma extremamente rápida o conhecimento da população sobre tal empresa/produto.

Dentre os vários objetos de estudo da Sociologia temos: Sociologia da Arquitetura (como um grupo de pessoas se comportará em um ambiente, por exemplo, em um teatro), o Corpo (estudar as diferenças na interação entre pessoas com boa forma física e obesos), Criminologia (a razão dos crimes acontecerem, por fatores ou problemas sociais), a Família (estudando casos de divórcio, crianças órfãs), Sociologia da Imigração (o que faz um grupo de pessoas deixarem o seu povo, para ir viver em um local com cultura completamente diferente?), política, etnias, demografia, Sociologia do trânsito, Sociologia Urbana, Rural, Ambiental e outras dezenas de ramificações da sociologia.

A Sociologia foi a primeira ciência social a se tornar matéria acadêmica, antes mesmo da antropologia, economia, política e psicologia.

Como surgiu a Sociologia?

A Sociologia propriamente dita é fruto de duas grandes revoluções a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, e nesse sentido é chamada de “ciência da crise” – crise que essas revoluções fez gerar em toda a sociedade européia.

A Revolução Francesa (França, 1789) e a Revolução Industrial (Inglaterra, 1780 a 1860). A Europa estava sofrendo grandes mudanças, transformando a vida social da população, dando ênfase no processo de industrialização e urbanização da sociedade Capitalista que ali se implantava. Foram desfeitos alguns costumes e tradições, como a família patriarcal, a servidão e o trabalho manufatureiro, dando início o modo de produção capitalista.

A importância da Revolução Industrial, no final do século XVIII (Inglaterra, 1780 a 1860) no surgimento da Sociologia?

Com a Revolução Industrial, as localidades devido a um crescimento demográfico significativo, acabavam por não disponibilizar para seus habitantes uma boa infraestrutura. Ao que tange moradias e serviço de saúde, as civilizações deixavam a desejar para aqueles que saiam do campo e vinham tentar a vida na cidade. Um importante crescimento que houve na época, sob um ponto de vista, foi na área de técnicas produtivas e na introdução da máquina a vapor, que proporcionava mais comodidade para os trabalhadores do ramo. Por outro lado, a substituição da energia humana pela energia motriz, das ferramentas pelas máquinas, bem como a produção doméstica pelo sistema fabril, trouxe alguns prejuízos para as famílias que começaram a se encontrar desempregadas. As consequências da rápida industrialização não foram as melhores possíveis, já que aumentos na criminalidade, alcoolismo, violência, prostituição e surtos de epidemias de tifo e cólera foram rapidamente constatados. Estas interferências terminaram por exterminar uma fatia considerável da população.

Já na Revolução Francesa (1789), o objetivo era fazer triunfar os ideais seculares como liberdade e igualdade sobre a ordem social tradicional, fazendo com que essas ideias se espalhassem pelo mundo. A antiga forma de sociedade (Ancien Regime) foi abolida, promovendo muitas transformações na política, na vida cultural e na economia do país, não havendo mais as instituições aristocráticas e tradicionais, possibilitando igualdade entre todos os cidadãos perante a lei. Muitas das explicações baseadas na religião passaram a receber criticas e serem suplantadas por pensamentos racionais e lógicos, radicalmente mudando do modelo teocêntrico (Deus) para o antropocêntrico (Homem).

UMA CIÊNCIA DA SOCIEDADE

Vale ressaltar que a preocupação com problemas da sociedade existe bem antes da Revolução Industrial e Francesa.
As primeiras tentativas de compreender o fenômeno das forças sociais baseavam-se na imaginação, na fantasia, na especulação, exemplo: Mitologia, em especial na Grécia Antiga.
Recorre-se ao Senso Comum, por exemplo, a deuses e heróis para explicar certos fenômenos sociais.

O Senso comum em geral fica no “Achismos” criando, assim, conceitos particulares e uma definição de mundo própria, sem qualquer outras fontes de confirmação senão a do próprio indivíduo.
O Senso comum se caracteriza por opiniões pessoais, generalizantes. Ou seja, julgam-se coisas ou fatos específicos como se fossem coisas ou fatos universais. Em fim, falsas certezas sem fundamentação científica, como por exemplo, “todo bandido é favelado”, “todo político é corrupto”, “o povo brasileiro é preguiçoso”, etc.

VOCÊ OUVIU, JÁ FALOU OU JÁ LEU?
      “Sempre foi assim” e, portanto “sempre será assim”
      “Não tem Jeito” e “É impossível mudar”.
      “O sol está mudando de posição”
      “Desde que o mundo existe sempre foi assim”
      “Foi deus que quis”.

O que é uma atitude científica em Sociologia?

É a atitude de a partir da constatação de um problema social, observa os fatos e a realidade social dos indivíduos e grupos, suas relações, formula hipóteses de explicação, pesquisa e estuda com maior profundidade o assunto e, no final, pronuncia leis ou tendências de que um fato possa ocorrer em razão de determinados motivos.

Vamos descrever um exemplo:

Temos um problema social que se chama desemprego (é “social” porque sua origem se relaciona com a forma de organização da sociedade, atingindo vários indivíduos).
A partir dessa constatação, poderíamos formular a hipótese de que a política econômica de um governo promove o desemprego. Em seguida, passamos a observar dados estatísticos em mãos, pesquisa com desempregados para ver os motivos que levaram ao desemprego e etc.

Ao final, retornamos à nossa hipótese e podemos verificar se determinadas decisões políticas governamentais tendem a provocar o desemprego em massa num país.
A mesma atitude pode ser tomada para se pensar sobre as possíveis causas da violência. Ao contrário do senso comum, não devemos partir de generalizações ao primeiro contato com um fenômeno social. É necessário investigar as relações entre os fatos e acontecimentos e também suas raízes históricas, como, por exemplo, a questão do racismo na sociedade brasileira.

Certamente, este fenômeno social tem fortes raízes na escravidão, mas principalmente nas relações que o homem branco europeu estabeleceu com os povos africanos e indígenas a partir do século XV.

Dentre os vários motivos para APRENDER SOCIOLOGIA podemos citar 4 bons motivos, são eles:

      1º - Estranhar o que é familiar ou ver além da “fachada”.
      2º - Compreender as forças que atuam sobre nossas vontades.
      3º - Enxergar além do nosso próprio tempo e espaço.
      4º - Exercitar a tolerância em relação ao “outro”.

Mas qual o campo de estudo específico da Sociologia? Para entender os elementos essenciais da sociedade em que vivemos, os sociólogos buscam dar respostas a diversas questões dentre elas:

- Por que as pessoas agem e pensam de uma forma e não de outra?
- Por que nos relacionamos uns com os outros de determinada maneira, normalmente padronizada?
- Por que existe tanta desigualdade e desemprego em nosso cotidiano?
- Por que existem a política e as relações de poder na sociedade?
- Quais são os nossos direitos e o que significa cidadania?
- Por que existem movimentos sociais com interesses tão diversos? Esses movimentos são conservadores, revolucionários ou apenas reformadores?
- O que é cultura? Qual a relação entre cultura e ideologia? Como elas estão presentes nos meios de comunicação de massa?Ou ainda em todos os lugares.
Estas e outras questões deverão ser objetos de estudos ao longo de nossos encontros.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

- Caderno de Estudo – Apostila – Ensino Personalizado de Sociologia  - Nível Médio – Módulo I – Escola Prof.ª Tereza Donato de Araújo – Professor Andretti Lemos. Marabá- PA, 2016.

- Caderno de Estudo – Apostila – Ensino Personalizado de Sociologia  - Nível Médio – Módulo I – CEEJA – Professor Luiz Octávio Pereira. Belém- PA, 2011.
- OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução a Sociologia. São Paulo: Ed. Ática, 2008.
- TOMAZI, Nelson . Iniciação à Sociologia. São Paulo: Ed. Saraiva, 2010.
 www.mundojovem.com.br – ano: 2009, 2010,2011, 2012 e 2015.



ASSISTA AOS VÍDEOS:


Acesse o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=i2uztouJZBY


https://www.youtube.com/watch?v=eP7C9OL8SaA




Mais estudo tende a ter salário maior

Pesquisa recente tem confirmado o que você já sabe, estudar pode aumentar sua renda e gerar inúmeras oportunidades.
Em geral as pessoas buscam ter um salário melhor para suprir suas necessidades pessoais ou familiares e uma das alternativas para se obter sucesso nesse campo e através do estudo e estudar sempre buscando a cada dia qualificação que o mercado exige.

Segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) ter um diploma de nível superior no Brasil é um bom motivo para estudar. Afirma o relatório que: “Com um diploma de nível superior na mão, um trabalhador brasileiro ganha, em média, 140% a mais do que o profissional que parou os estudos no ensino médio. Em um exemplo simples, isso quer dizer que, se um trabalhador com nível médio ganha R$ 1.000, outro com curso superior ganhará R$ 2.400”.
Leia mais:


1. INTERATIVIDADE



Fique ligado. Ao receber a postagem de uma imagem relacionada a Revolução Industrial no Grupo de Sociologia, faça o seu comentário.



 



 2. BASE MODULO 1 - envie pelo email, Whatsapp (no PV) ou Telegram (no PV).

 QUESTÃO 01__                   _____________

Os principais fatos históricos-sociais que proporcionaram o surgimento da Sociologia foram:

A)   a Revolução dos Cravos em Portugal e a Revolução Moçambicana.

B)   a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.

C)   a Revolução Russa e a Revolução Chinesa.

D)   a Revolução Mexicana e a Nicaraguence.

E)   a Revolução Cubana e a Revolução Chinesa.

QUESTÃO 02_______________________  

(SEE) - A Sociologia tem como base de seus estudos a sociedade e seus diversos eventos proporcionados pela mesma. Diante de tal afirmação, é correto afirmar:

A)   É de fácil entendimento visto que a sociedade de um modo geral tem o mesmo comportamento.

B)   A sociologia trabalha principalmente as antigas estruturas não se preocupa com o futuro.

C)   É uma ciência preocupada com os grandes problemas sociais, porém, não tem uma explicação e solução.

D)   Suas ideias estão ligadas ao poder da burguesia sendo responsável pelo controle social.

E) Tem como principal função mostrar a realidade da sociedade e trabalhando os seus diversos eventos: trabalho, cultura, movimentos sociais, estado.

QUESTÃO 03________________________

Segundo Maria Luiza, professora de Sociologia da UNB “a Sociologia é a ciência dos problemas que emergem com a chegada do século XVIII. Que tem um marco econômico, político e social”. Sobre os aspectos que determinam o surgimento da sociologia, é correto afirmar que

A)   o renascimento comercial e urbano, assim como, ascensão das monarquias absolutistas, determinou o surgimento das ciências sociais.

B)   com a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, a Europa passa por grandes transformações sociais, políticas e econômicas que determinam o surgimento da Sociologia.

C)   é a partir da desagregação feudal e da consequente consolidação do trabalho servil que a sociologia passa a ter seus fundamentos estabelecidos.

D)   a partir da consolidação do modo feudal a sociologia passa a ter todos os fundamentos necessários para se organizar sistematicamente como ciência.

E)   é somente com a Revolução Francesa que a sociologia passa a ter consolidação do poder e o surgimento da mesma.

QUESTÃO 04________________________

Considerando-se as grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade, aquelas que aconteceram no século XVIII – e que se estenderam no século XIX – só foram superadas pelas grandes transformações do final do século XX. As mudanças provocadas pela revolução científico-tecnológica, que denominamos Revolução Industrial, marcaram profundamente a organização social, alterando-a por completo, criando novas formas de organização e causando modificações culturais duradouras, que perduraram até os dias atuais.

DIAS, Reinaldo, Introdução à sociologia. São Paulo: Persons Prentice Hall, 2004.

Sobre o surgimento da Sociologia e as mudanças ocorridas na modernidade, é correto afirmar:

A)   A intensificação da economia agrária em larga escala nas metrópoles gerou o êxodo para o campo.

B)   O aparecimento das fábricas e o seu desenvolvimento levou ao crescimento das cidades rurais.

C)   O aumento do trabalho humano nas fábricas ocasionou a diminuição da divisão do trabalho.

D)   A agricultura familiar desse período foi objeto de estudo que fez surgir as ciências sociais.

E)   A antiga forma de ver o mundo não podia mais solucionar os novos problemas sociais.

QUESTÃO 05________________________

Uma série de mudanças políticas e econômicas ocorreu na Europa, a partir do fim da Idade Média.

O quadro  acima “A liberdade guindo o povo” (1830, de Eugène Delacroix, alude a um dos períodos mais importantes acontecimento decorrente desse período na história europeia, a Revolução Francesa.

Sobre a ligação entre as mudanças referidas no texto e o surgimento da Sociologia, é correto afirmar:

A)   O desenvolvimento da indústria se opunha a formação do processo de instalação da sociedade moderna.

B)   A credibilidade da vida social, nas cidades, passa a ser buscada na coerência dos textos sagrados e na adoração religiosa.

C)   A vida religiosa foi adquirindo cada vez mais importância, o que fez com que a história do cotidiano fosse concebida por um olhar sagrado.

D)   A arte renascentista, ao apresentar a forte ligação entre Deus e os homens, expressou as transformações sociais de forma contundente.

E)   O desenvolvimento tecnológico e a nova postura do homem ocidental decorrentes das transformações desse período histórico propiciaram o interesse pelo entendimento da vida social.

QUESTÃO 06________________________

A Sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução industrial. Boa parte de seus temas de análise e de reflexão foi retirada de situações, como exemplo, a situação da classe trabalhadora, o surgimento da cidade industrial, as transformações tecnológicas, a organização do trabalho na fábrica etc.

MARTINS, Carlos B. O que é sociologia. São Paulo:Brasiliense,1982. Coleção Primeiros Passos.

Do  texto, depreende-se que.

A)   a Sociologia surge para resolver os problemas advindos com as grandes revoluções ocorridas no século XVIII e manter o status quo da classe dominante.

B)   os temas tratados pela sociologia voltam-se para solução de conflitos de classe e visam a transformação do status quo da classe dominante no capitalismo.

C)   a sociedade industrial coloca questões como a organização do trabalho, as inovações tecnológicas e o conflito de classes, objeto de estudo da Sociologia.

D)   o pensamento sociológico volta-se, de maneira tradicional e moral para a análise do social como problema fruto da situação vivida no contexto do século XVIII.

E)   as consequências sociais decorrentes das grandes revoluções ocorridas no século XVIII no mundo europeu são analisadas unilateralmente pela Sociologia.

 

7 – Na Idade Antiga em especial na Grécia a primeira forma encontrada pelo homem para buscar compreender os fenômenos sociais foi através da:

(A ) Economia

(B ) Sociologia

(C ) Matemática

(D ) Mitologia.

(E )  Biologia.




OBS: Caro aluno(a), favor enviar as respostas do QUESTIONÁRIO no meu e-mail SEDUC: guilherme.filho@escola.seduc.pa.gov.br, ou pelo Whatsapp (no PV) ou Telegram (no PV).

 









1 Comentários:

Às 9 de abril de 2020 às 15:31 , Blogger Guilherme Barros Filho disse...

Muito bom esse blog!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial