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O QUE VOCÊ VAI ESTUDAR
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CULTURA E IDEOLOGIA
MÓDULO III
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O QUE PRETENDEMOS
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QUE
VOCÊ SEJA CAPAZ DE:
• Conhecer
a complexidade conceitual sobre cultura;
• Identificar
os elementos culturais;
• Compreender
o conceito de Ideologia;
• Esclarecer
a diferença entre multiculturalismo e monoculturalismo.
- SUA NOTA dependerá da SUA INTERATIVIDADE EM CADA MÓDULO E PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES REMOTAS.
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PARA
ISSO VOCÊ DEVE
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●
Ler com atenção os conteúdos apresentados no
módulo.
●
Realizar atentamente os exercícios, no
caderno, conferindo em seguida as suas respostas.
●
Estudar novamente o assunto que lhe causar
dúvida. Se a dificuldade persistir, procure o professor da disciplina.
●
Consultar o dicionário sempre que encontrar
dificuldade no entendimento de uma palavra.
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O termo
cultura não é uma palavra rígida, mas um termo flexível. Permite outros
vínculos, como ideologia e a arte.
Definir
cultura é uma tarefa complexa, pois a compreensão lingüística do termo
pressupõe variadas conotações de significados e conteúdos.
Entendendo
o Conceito de Cultura
•
Cultura é identidade de um povo. Os hábitos
alimentares, a forma de se vestir, os esportes, a diversão, a literatura, a
escola, as religiões, a arquitetura são manifestações que expressam a cultura
de uma sociedade.
•
Logo, todo povo tem cultura.
•
Toda
Cultura tem um aspecto Imaterial e Material
•
Patrimônio Cultural IMATERIAL
Unesco define como patrimônio Cultural IMATERIAL
“as práticas, representações,
expressões, conhecimento e técnicas – junto com os instrumentos, objetos,
artefatos e lugares culturais que lhes são associados – que as comunidades, os
grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de
seu patrimônio cultural”.
• Patrimônio Cultural MATERIAL
•
O Patrimônio material com base em
legislações específicas é composto por um conjunto de bens culturais
classificados segundo sua natureza no quatro Livros do Tombo:
•
*
Arqueológico; * Paisagístico e Etnográfico; * Histórico; * Belas Artes e das
Artes Aplicada.
Os
elementos da Cultura são:
1 – Traços
Culturais: É a menor unidade da cultura de um povo.
Pode ser material, como: a
bola, o juiz, o campo.
Não material: “como as
formas de as pessoas se cumprimentares”.
2 – Complexo
Cultural: É um conjunto de traços culturais relacionados entre si.
Exemplo 1: O carnaval reúne
vários traços culturais como carro alegóricos, música, dança, instrumentos
musicais, desfile etc.
Exemplo 2: O futebol, tem
vários traços culturais: o campo, a bola, o juiz, os jogadores, a torcida, as
regras do jogo etc.
3 – Padrão
Cultural: É uma norma de comportamento estabelecida pela sociedade.
Exemplo: o casamento monogâmico é um padrão
de nossa cultura.
4 – Sub-cultura:
É um grupo que convive dentro de uma
cultura maior, apresentando semelhanças e diferenças em relação a cultura
dominante.
Exemplo 1: A cultura paraense em relação a
cultura Nacional.
Exemplo 2:O jovens, com sua linguagem, modo de
vestir, preferências musical, aparência extravagante é sub-cultura em relação à
cultura dominante dos adultos.
5 – Contracultura:
É um grupo que contesta certos
valores culturais vigentes, opondo-se radicalmente.
Exemplo: moimento hippie nos
anos 60.
6 – ETNOCENTRISMO: Se dá quando os indivíduos tendem a ver seu
sistema de valores, crenças e normas como melhores do que os outros.
Essa postura leva a intolerância,
por sua vez,ao conflito e as tensões.
Você é etnocêntrico?
Quando vemos o
mundo através da nossa cultura especifica, quando repudiamos maneiras de
pensar e de viver com as quais não nos identificamos, quando ridicularizamos
gostos que não correspondem aos nosso,
estamos pensando e agindo de acordo com a lógica do etnocentrismo. Ou seja,
estamos considerando o nosso modo de vida particular como o “mais correto” o
“mais natural”, o “melhor”. Através
desta lógica aqueles cujas crenças, divertimentos, preferências alimentares etc.,
forem parecidas com as minhas serão admirados, enquanto que os diferentes de
mim serão pejorativamente chamados de loucos, doentes ou animalizados.
Na
lógica etnocêntrica fazemos de nós mesmos e daqueles com quem nos identificamos
o parâmetro para dizer o que é inferior ou superior, feio ou bonito,
apetitoso ou nojento, evoluído ou atrasado, selvagem ou
civilizado. Por isso pode -se
afirmar que esta lógica produz classificações hierarquizantes que dificultam
a convivência na diferença. Na medida em que a lógica etnocêntrica não dá ao
outro a oportunidade de dizer algo
sobre si, ela pode servir de fundamento para atitude racistas, xenófobas,
preconceituosas ou classistas. A partir delas criamos e manipulamos uma
imagem do outro de acordo com os nossos critérios de como viver, como pensar,
no que acreditar e assim por diante.
FONTE: Jornal
Mundo Jovem e Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da PUCRS – setembro-
ano I,4.
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7 – RELATIVISMO
Cultural: Postura inversa da anterior.
É conviver com uma cultura,
sem achar que a sua cultura é a melhor.
Dimensões
da Cultura são:
1 – CULTURA
ERUDITA;
2 – CULTURA POPULAR;
3 – CULTURA DE MASSA.
1- CULTURA ERUDITA
Trata de um movimento cultural ligado a uma determinada parcela da população.
Exemplo: As artes produzidas no “Renascimento”
estava ligada a burguesia.
A
cultura “popular” por sua vez, mais próxima do senso comum e mais
identificada com ele, é produzida e consumida pela própria população, sem
necessitar de técnica racionalizadas e científicas.
É uma cultura em geral
transmitida oralmente, registrando as tradições e os costumes de um determinado
grupo social.
3- CULTURA DE MASSA
Ao contrário das culturas: Erudita e Popular, a Cultura de Massa não está
ligada a nenhum grupo específico, pois é transmitida de maneira industrializada,
para um público generalizado, de diferentes camadas sócio-econômicas.
A
indústria Cultural
Induz as pessoas a consumirem o
produto lançado no mercado, apelando para outras razões além do seu valor
artístico.Temos aqui a chamada “sociedade de consumo”.
A
IDEOLOGIA ESTÁ EM TODOS OS LUGARES:
•
NA FAMÍLIA,
•
NA ESCOLA,
•
NA RELIGIÃO
•
NO ESTADO,
•
NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO: CONSUMISMOS, MODA,
ETC...
O que é IDEOLOGIA?
•
Marilena Chauí (1980) assim define a
Ideologia:
É
um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (idéias e valores)
e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da
sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como
devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e
como devem fazer.
•
Ela
é, portanto, um corpo explicativo, de representações e práticas (normas, regras
e preceitos) de caráter prescritivo, normativo, regulador, cuja função é dar
aos membros de uma sociedade dividida em classes uma explicação racional para
as diferenças sociais, políticas e culturais, sem jamais atribuir tais
diferenças sociais à divisão em classes. Pelo contrário, a
função da ideologia é de apagar as diferenças, como as de classes, e de fornecer
aos membros da sociedade o sentimento da identidade social, encontrando certos
referenciais identificadores de todos e para todos, como, por exemplo, a
Humanidade, a Liberdade, a Igualdade, a Nação, ou o Estado.
A IDEOLOGIA ESTA EM TODOS OS LUGARES – ATITUDES
TAIS COMO:
1
- A ideologia da família: Sendo
a família a primeira das instituições na qual tomamos contato com a vida e o
mundo, é também nela que se manifestam as primeiras formas de ideologia: a
dominação dos pais sobre os filhos, do marido sobre a mulher, do individualismo
sobre o coletivismo. Vejamos algumas expressões e idéias típicas desta forma de
ideologia:
- “O homem é a cabeça da casa”
- O
homem sai para “trabalhar”, a mulher fica cuidando da casa e dos filhos, como
se o trabalho fosse a única atividade que dá dinheiro. Percebe-se uma nítida
desvalorização do trabalho caseiro.
- Os
rapazes saem “por ai”, eles são homens que se cuidem. As meninas devem se
resguardar.
- O
dinheiro é do pai ou do marido e, portanto, as decisões familiares também são
deles.
2
- A ideologia na escola: A
ideologia burguesa aplicada na escola tem feito dela um instrumento para maior
dominação das camadas populares. A escola esteve e ainda está, em muitos
momentos, a serviço da classe burguesa, ora formando cidadãos “obedientes”, ora
formando cidadãos “competentes” para o trabalho, ora cidadãos “consumidores”.
Desta forma, o controle ideológico da escola é fundamental para ideologia
burguesa.
-
Através do desenvolvimento do nacionalismo e da
unidade nacional, oculta-se a ideia de desunião que reina na sociedade,
provocada pelas diferenças raciais, de sexo ou classes.
-
A educação do ufanismo mistificador provoca a
alienação dos alunos, com frases, gravuras, textos e outras formas de
expressão. Ex: “este é um pais do futuro”. “criança, não verás nem um país como
este...”( na verdade sabemos que todos os países são belos fisicamente para
quem vive neles). “Este país nasceu à sombra da cruz e, portanto, abençoado por
deus”.
-
A historia
dos heróis e dos vencedores é a que tem ênfase. Nunca a versão do
derrotado. Como será que os índios viram a chegada, a dominação e a exploração
dos portugueses no Brasil? E a sua própria matança, ninguém registrou. A escola
não mostra.
- A ideologia dos livros didáticos que reproduzem
os valores da sociedade burguesa. “Joãozinho foi comprar morango. Custava...”
ora grande parte dos nossos “Joãozinho” não comem morangos... e até mesmo boa
parte dos nossos professores. Mas a consciência ingênua não é levada a
criticar, a analisar as coisas que acontecem na escola.
-
A relação aluno/professor é marcada por forte
dose de autoritarismo: o professor tudo sabe, o aluno nada possui de cultura.
Ele “deve aprender”, como se nada existisse dentro do seu ser. - A situação de
que o estudo vai resolver a situação de miséria do individuo “estude para ser
alguém na vida”- sabemos que é uma mentira.
3
- A ideologia da religião: Muitas religiões, historicamente, tem se
prestado a manter as relações de dominação, de jugo e de alienação dos homens,
enquanto alguns poucos se arrogam no direito de mandar em nome de Deus.
Exemplo: na época do Absolutismo na
Historia moderna diziam que todo poder vinha de Deus e só a ele o governante
prestaria conta.
- nos
dias de hoje o uso da religião também é usada como meio de produção de riqueza:
“é vontade de Deus para todo o cristão seja rico”, “quem dá ao homem empresta a
deus”.
- A
religião alienante, que mistifica as ações humanas, suas causas e seus efeitos,
“foi castigo de Deus”, “Deus ajuda quem
cedo madruga”(como fica os bóias frias?), “Deus é brasileiro”
4
- A ideologia do estado: O
Estado, como já foi mostrado anteriormente, tem se constituído na forma
expressiva e consolidada da ideologia burguesa, uma vez que ele é comandado
pela própria burguesia.
- O Estado institui um corpo de leis que serve de
base para o Direito. Mas estas leis, muitas vezes, se sustentam em idéias que
não correspondem à realidade histórica do povo ou apenas ficam no papel, sem
nunca serem colocadas em prática.
Ex: “Art.1º - parágrafo único: todo poder
emana do povo, que o exerce por meio de representante s eleitos ou diretamente,
nos termos desta Constituição” ( na realidade não é bem isso que acontece na
prática).
Ex: “Artigo 5º: “todos são iguais perante
a lei, sem distinção de qualquer natureza...”. Tal igualdade, porém não existe
numa sociedade em que as pessoas são consideradas pelo sobrenome que têm, ou
pelo poder econômico que possuem... realmente, será que a lei é igual para
todos?!
-
O Estado, representado por uma ou mais pessoas,
difunde ou impõe a ideologia do dever, do patriotismo, da participação, da
ordem burguesa: “Ordem e Progresso!”, “O Brasil é uma democracia porque aqui
todos votam!”, “Eu te amo meu Brasil”, “ ame-o ou deixe-o”.
Ex: Legislação criminal (roubo), a
desigualdade no cumprimento e no rigor da lei é gritante e deixa qualquer um
indignado. São muitos casos em que meninos de rua, jovens ou adultos, pobres,
trabalhadores ou desempregados que roubaram, mesmo que tenham roubado comida ao
serem presos vão quase automaticamente para cadeia e lá ficam mofando à espera
de um julgamento, muitas vezes tão demorado que o individuo cumpre a pena sem
ser julgado numa prova incontestável de injustiça. No entanto, se for alguém de
posses ou que tenha cargo político ou algum tipo de relação com poderosos, à
aplicação da lei, alem de ser demorada, na maioria das vezes é quase
impossível. Alguns desses indivíduos têm seus direitos e mandatos políticos
cassados, mas dificilmente vão para a cadeia. Poderíamos fazer esta analise
para outros fenômenos cotidianos, relativos aos nossos direitos:
inviolabilidade de domicilio, liberdade de expressão, liberdade de ir e vir,
etc.
Como podemos perceber a igualdade perante
a lei é nada mais do que um discurso ideológico que procura ocultar a desigualdade
no cumprimento da própria lei.
5 - A
ideologia nos meios de comunicação: são na atualidade um dos maiores
veículos de transmissão e imposição da ideologia dominante: em cores, ao vivo e
com som!
São várias as formas usadas pelos meios
de comunicação para impor a ideologia dominante (burguesa e capitalista).
Exemplos:
a)
A
ideologia do consumismo - o capitalismo tem o poder de transformar tudo em
mercadoria: o dia das mães, dos pais, dos namorados, da criança, etc. A cada
festa mais lucro para o capitalista..., mais pobreza, porem, para a consciência
de boa parte dos consumidores, que já perdeu a capacidade de tomar uma atitude
de crítica diante do fato de dar e receber presentes. O amor e a amizade são
traduzidos pelo ter, pelo possuir, pelo presentear, muitas vezes esquecendo o
verdadeiro significado do amor e da amizade. A ideologia do consumismo mostra
as condições do “homem moderno”, do “jovem pra frente”, do “status”.
Quantas pessoas compram
coisas que nunca irão usar. Compram porque foram induzidas pela propaganda.
Quantas propagandas são enganosas porque não dizem realmente a verdade sobre o
produto apresentado. Outras são imorais- não porque apelam para o nu – mas
porque apelam para a mentira, para a chantagem emocional, para a destruição dos
valores morais ou sociais. Paremos diante da televisão ou diante dos anúncios
de revistas e jornais e analisemos as propagandas com atitude crítica. Quantas
mentiras, quantas ilusões, quantas “meias-verdades”!
b) A
ideologia da moda - também uma característica do capitalismo, que,
precisando a cada instante do lucro, busca na moda uma imposição dos seus
padrões. A moda do verão, do inverno, do outono, da primavera, do natal, da
praia, do brinquedo, do esporte, da decoração e, assim, explora-se duplamente o
trabalhador: pagando-lhe um salário de miséria e sugando-lhe este pouco salário
através do consumismo e da moda.
c) A
ideologia imperialista - isto é, a ideologia das multinacionais e das
superpotências, manifesta e expressa nos “enlatados” (filmes) e “shows
fantásticos” que mostram o modo de vida das nações ditas desenvolvidas. Desse
modo, mantêm-se em nos (e nos outros povos) a ideia de inferioridade.
d)
A
ideologia da segregação - que se manifesta no racismo, na condição de
inferioridade da mulher ou do pobre e por, conseguinte, na exaltação da
riqueza, da força do homem, no elogio ao esperto, na superioridade do homem
estudado, etc. Se observarmos os cenários das novelas: belos apartamentos, que
belas salas.No fundo faz com que o trabalhador, que produz quase tudo que
aparece na TV e que não pode possuir esses bens, se console em vê-los...e se
possível em cores.
MULTICULTURALISMO E DIVERSIDADE
As sociedades humanas são diferentes em
função dos seus elementos culturais. Existem várias culturas espalhadas pelo
planeta cujo pluralismo tem estimulado vários movimentos sociais em prol da
igualdade étnico-racial.
O
multiculturalismo está vinculado a uma visão de mundo contemporânea, que surgiu
na Europa e Estados Unidos construída a partir das relações sócio-culturais de
grupos considerados minorias, tais como, índios, negros, mulheres,
homossexuais, etc.
É um movimento que resulta de ações
políticas em defesa das diversidades, pois não se pode homogeneizar o que é
diferente, ao contrário disso,é preciso assegurar essa pluralidade para
fortalecer a própria identidade cultural e a perspectiva de inovações no campo
das relações sociais.
Sociologicamente, o multiculturalismo
representa um conjunto de várias culturas compreendidas e aceitas nas suas
diversidades pelos indivíduos de uma mesma sociedade, em prol da coexistência pacífica entre culturas
diferentes,sem intolerância e conflitos.
Na verdade são
muitos os problemas e as contradições de ordem étnico-cultural que têm dificultado
as relações multirraciais e gerado discriminação, xenofobia e o próprio
racismo.
O Brasil é um exemplo de sociedade, cuja
formação étnica, resultou numa grande diversidade cultural. Porém, é ainda um
país com muitos preconceitos para se tornar uma verdadeira democracia racial.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
- Caderno de Estudo – Apostila – Ensino Personalizado de Sociologia - Nível Médio – Módulo IV – Escola Prof.ª Tereza Donato de Araújo – Professor Andretti Lemos. Marabá- PA, 2016.
- Caderno de Estudo – Apostila – Ensino Personalizado de Sociologia - Nível Médio – Módulo I – CEEJA – Professor Luiz Octávio Pereira. Belém- PA, 2011.
- www.mundojovem.com.br – ano: 2009,2010, 2011,2012, 2013, 2015 e 2016.
Dica para refletir sobre a Ideologia Consumista a partir da construção de seu orçamento.
INTERATIVIDADE:
Fique ligado. Ao receber a imagem no Grupo de Sociologia, faça o
seu comentário.
BASE MODULO 3 - envie pelo email, Whatsapp (no PV) ou Telegram (no
PV).
1.O ser
humano carrega as diferenças culturais como marcas de sua realidade e acabam
com isso criando uma mensuração de suas verdades em relação à realidade
daqueles povos que são diferentes.
“O índio
quando faz uma visita ao homem branco, geralmente apresenta-se com vários
apetrechos, que o caracterizam, esses elementos acabam por provocar uma
identidade, uma simbologia que representa esse agrupamento social”. Qual o item
abaixo está relacionada a cultura indígena.
(A) Os
enfeites de pena e o óculos de sol.
(B) O Cocá e
a pintura na pele.
(C) O
Arco-fecha e a bermuda.
(D) O tênis e
a caminhonete.
2. Em relação à cultura, analise o itens abaixo:
I.
A
cultura é transmitida socialmente de geração em geração.
II.
A
cultura não se baseia somente na linguagem escrita.
III.
A
cultura está presente em todos os povos.
IV.
A
cultura é produzida pelo homem em qualquer meio geográfico.
Quais são as afirmativas
corretas:
(A) I e II.
(B) II e III.
(C) III e IV.
(D) Todas estão corretas.
3. O
desafio é “Ver o mundo com o olhar do
outro”, sem preconceito e sem deslegitimar o direito do outro de ser e
pensar diferente de mim. Logo, é correto afirmar que a relativização das culturas seria:
(A)
a sociedade tende a aceitar o discurso que hierarquiza, ou seja, “a cultura do
branco é superior a do índio”.
(B)
o ser humano busca repudiar a maneira de pensar e viver com as quais não nos
identificamos.
(C)
quando o ser humano ridiculariza gostos que não corresponde ao seu e quando
julga o seu modo de vida particular como “mais correto”, o mais natural”, o
“melhor”.
(D)
a possibilidade do ser humano buscar conviver com outra cultura, sem achar que
a sua cultura é melhor.
4. Sobre o etnocentrismo é correto afirmar:
(A)
é a natural aceitação da cultura do estrangeiro e a total reformulação de sua
cultura.
(B)
é a possibilidade do indivíduo perder
sua identidade étnica.
(C)
é a supervalorização da cultura do outro
considerando a cultura dele superior.
(D)
é a supervalorização da minha cultura considerando a do outro inferior.
5. QUESTÃO (ENEM 2017)
Ressaltando
os seus aspectos simbólicos, a abordagem apresentada associa o Carnaval ao(à)a) Inversão de
regras e rotinas estabelecidas.
b) Reprodução das
hierarquias de poder existentes.
c) Submissão das
classes populares ao poder das elites.
d) Proibição da
expressão coletiva dos anseios de cada grupo.
e) Consagração dos
aspectos autoritários da sociedade brasileira.
6.Há na cultura elementos tangíveis (ex.
instrumentos) e intangíveis (ex. crenças), assim como elementos materiais e
imateriais.
A cultura material
consiste em todo tipo de utensílios produzidos em uma sociedade – ferramentas,
instrumentos, máquinas, hábitos alimentares, habitação, etc. – e tem uma
relação direta com o estilo de vida dessa sociedade.
Qual das figuras abaixo retrata o patrimônio material da cultura de um
povo?
7. A cultura
não-material (imaterial), abrange todos os aspectos morais e intelectuais da
sociedade, tais como: normas sociais, religião, costumes, ideologia, ciências,
artes, literatura, folclore, etc.
Qual das figuras
abaixo retrata o patrimônio imaterial da
cultura de um povo?
OBS: Caro aluno(a), favor enviar as
respostas do QUESTIONÁRIO no meu e-mail SEDUC:
guilherme.filho@escola.seduc.pa.gov.br, ou pelo Whatsapp (no PV) ou
Telegram (no
PV).
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