quinta-feira, 9 de abril de 2020

MÓDULO 3 - CULTURA E IDEOLOGIA


O QUE VOCÊ VAI ESTUDAR




CULTURA E IDEOLOGIA
MÓDULO III
        



    O QUE PRETENDEMOS



QUE VOCÊ SEJA CAPAZ DE: 
      Conhecer a complexidade conceitual sobre cultura;
      Identificar os elementos culturais;
      Compreender o conceito de Ideologia;
      Esclarecer a diferença entre multiculturalismo e monoculturalismo.
SUA NOTA dependerá da SUA INTERATIVIDADE EM CADA MÓDULO E PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES REMOTAS.


 PARA ISSO VOCÊ DEVE



                   Ler com atenção os conteúdos apresentados no módulo.
                   Realizar atentamente os exercícios, no caderno, conferindo em seguida as suas respostas.

                   Estudar novamente o assunto que lhe causar dúvida. Se a dificuldade persistir, procure o professor da disciplina.

                   Consultar o dicionário sempre que encontrar dificuldade no entendimento de uma palavra.      
O termo cultura não é uma palavra rígida, mas um termo flexível. Permite outros vínculos, como ideologia e a arte.

Definir cultura é uma tarefa complexa, pois a compreensão lingüística do termo pressupõe variadas conotações de significados e conteúdos.

          Entendendo o Conceito de Cultura


      Cultura é identidade de um povo. Os hábitos alimentares, a forma de se vestir, os esportes, a diversão, a literatura, a escola, as religiões, a arquitetura são manifestações que expressam a cultura de uma sociedade.
      Logo, todo povo tem cultura.





      Toda Cultura tem um aspecto Imaterial e Material
      Patrimônio Cultural IMATERIAL 

  Unesco define como patrimônio Cultural IMATERIAL  “as práticas, representações, expressões, conhecimento e técnicas – junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural”. 

               Patrimônio Cultural MATERIAL





      O Patrimônio material com base em legislações específicas é composto por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza no quatro Livros do Tombo:

      * Arqueológico; * Paisagístico e Etnográfico; * Histórico; * Belas Artes e das Artes Aplicada.

Os elementos da Cultura são:

1Traços Culturais: É a menor unidade da cultura de um povo.
Pode ser material, como: a bola, o juiz, o campo.
Não material: “como as formas de as pessoas se cumprimentares”.

2Complexo Cultural: É um conjunto de traços culturais relacionados entre si.
Exemplo 1: O carnaval reúne vários traços culturais como carro alegóricos, música, dança, instrumentos musicais, desfile etc.
Exemplo 2: O futebol, tem vários traços culturais: o campo, a bola, o juiz, os jogadores, a torcida, as regras do jogo etc.

3Padrão Cultural: É uma norma de comportamento estabelecida pela sociedade.
    Exemplo: o casamento monogâmico é um padrão de nossa cultura.

4Sub-cultura: É  um grupo que convive dentro de uma cultura maior, apresentando semelhanças e diferenças em relação a cultura dominante.
  Exemplo 1: A cultura paraense em relação a cultura Nacional.
  Exemplo 2:O jovens, com sua linguagem, modo de vestir, preferências musical, aparência extravagante é sub-cultura em relação à cultura dominante dos adultos.

5Contracultura:  É um grupo que contesta certos valores culturais vigentes, opondo-se radicalmente.
Exemplo: moimento hippie nos anos 60.

6ETNOCENTRISMO:  Se dá quando os indivíduos tendem a ver seu sistema de valores, crenças e normas como melhores do que os outros.
Essa postura leva a intolerância, por sua vez,ao conflito e as tensões.




Você é etnocêntrico?

Quando vemos o mundo através da nossa cultura especifica, quando repudiamos maneiras de pensar e de viver com as quais não nos identificamos, quando ridicularizamos gostos que não correspondem aos  nosso, estamos pensando e agindo de acordo com a lógica do etnocentrismo. Ou seja, estamos considerando o nosso modo de vida particular como o “mais correto” o “mais natural”, o  “melhor”. Através desta lógica aqueles cujas crenças, divertimentos, preferências alimentares etc., forem parecidas com as minhas serão admirados, enquanto que os diferentes de mim serão pejorativamente chamados de loucos, doentes ou animalizados.
 Na lógica etnocêntrica fazemos de nós mesmos e daqueles com quem nos identificamos o parâmetro para dizer o que é inferior ou superior, feio ou bonito, apetitoso ou nojento, evoluído ou  atrasado, selvagem ou civilizado. Por isso pode -se afirmar que esta lógica produz classificações hierarquizantes que dificultam a convivência na diferença. Na medida em que a lógica etnocêntrica não dá ao outro a  oportunidade de dizer algo sobre si, ela pode servir de fundamento para atitude racistas, xenófobas, preconceituosas ou classistas. A partir delas criamos e manipulamos uma imagem do outro de acordo com os nossos critérios de como viver, como pensar, no que acreditar e assim por diante.       
FONTE:      Jornal Mundo Jovem e Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da PUCRS – setembro- ano I,4.

7RELATIVISMO Cultural: Postura inversa da anterior.
É conviver com uma cultura, sem achar que a sua cultura é a melhor.


Dimensões da Cultura são:

1CULTURA ERUDITA;

2 – CULTURA POPULAR;

3 – CULTURA DE MASSA.



1- CULTURA ERUDITA


 Trata de um movimento cultural ligado a uma determinada parcela da população.
 Exemplo: As artes produzidas no “Renascimento” estava ligada a burguesia.

2- CULTURA POPULAR




 A cultura “popular” por sua vez, mais próxima do senso comum e mais identificada com ele, é produzida e consumida pela própria população, sem necessitar de técnica racionalizadas e científicas.
É uma cultura em geral transmitida oralmente, registrando as tradições e os costumes de um determinado grupo  social.

3- CULTURA DE MASSA



 Ao contrário das culturas: Erudita e Popular, a Cultura de Massa não está ligada a nenhum grupo específico, pois é transmitida de maneira industrializada, para um público generalizado, de diferentes camadas  sócio-econômicas.

A indústria Cultural




Induz as pessoas a consumirem o produto lançado no mercado, apelando para outras razões além do seu valor artístico.Temos aqui a chamada “sociedade de consumo”.


     IDEOLOGIA OU IDEOLOGIAS?




     
      A IDEOLOGIA ESTÁ EM TODOS OS LUGARES:

      NA FAMÍLIA,
      NA ESCOLA,
      NA RELIGIÃO
      NO ESTADO,
      NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO: CONSUMISMOS, MODA, ETC...

   O que é IDEOLOGIA?

      Marilena Chauí (1980) assim define a Ideologia:
       É um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (idéias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer.

       Ela é, portanto, um corpo explicativo, de representações e práticas (normas, regras e preceitos) de caráter prescritivo, normativo, regulador, cuja função é dar aos membros de uma sociedade dividida em classes uma explicação racional para as diferenças sociais, políticas e culturais, sem jamais atribuir tais diferenças sociais à divisão em classes. Pelo contrário,  a função da ideologia é de apagar as diferenças, como as de classes, e de fornecer aos membros da sociedade o sentimento da identidade social, encontrando certos referenciais identificadores de todos e para todos, como, por exemplo, a Humanidade, a Liberdade, a Igualdade, a Nação, ou o Estado.

A IDEOLOGIA ESTA EM TODOS OS LUGARES – ATITUDES TAIS COMO:

1 - A ideologia da família: Sendo a família a primeira das instituições na qual tomamos contato com a vida e o mundo, é também nela que se manifestam as primeiras formas de ideologia: a dominação dos pais sobre os filhos, do marido sobre a mulher, do individualismo sobre o coletivismo. Vejamos algumas expressões e idéias típicas desta forma de ideologia:
-   “O homem é a cabeça da casa”
-  O homem sai para “trabalhar”, a mulher fica cuidando da casa e dos filhos, como se o trabalho fosse a única atividade que dá dinheiro. Percebe-se uma nítida desvalorização do trabalho caseiro.
-  Os rapazes saem “por ai”, eles são homens que se cuidem. As meninas devem se resguardar.
-  O dinheiro é do pai ou do marido e, portanto, as decisões familiares também são deles.

 2 - A ideologia na escola: A ideologia burguesa aplicada na escola tem feito dela um instrumento para maior dominação das camadas populares. A escola esteve e ainda está, em muitos momentos, a serviço da classe burguesa, ora formando cidadãos “obedientes”, ora formando cidadãos “competentes” para o trabalho, ora cidadãos “consumidores”. Desta forma, o controle ideológico da escola é fundamental para ideologia burguesa.
-                     Através do desenvolvimento do nacionalismo e da unidade nacional, oculta-se a ideia de desunião que reina na sociedade, provocada pelas diferenças raciais, de sexo ou classes.

-                     A educação do ufanismo mistificador provoca a alienação dos alunos, com frases, gravuras, textos e outras formas de expressão. Ex: “este é um pais do futuro”. “criança, não verás nem um país como este...”( na verdade sabemos que todos os países são belos fisicamente para quem vive neles). “Este país nasceu à sombra da cruz e, portanto, abençoado por deus”.

-                     A historia  dos heróis e dos vencedores é a que tem ênfase. Nunca a versão do derrotado. Como será que os índios viram a chegada, a dominação e a exploração dos portugueses no Brasil? E a sua própria matança, ninguém registrou. A escola não mostra.

-                   A ideologia dos livros didáticos que reproduzem os valores da sociedade burguesa. “Joãozinho foi comprar morango. Custava...” ora grande parte dos nossos “Joãozinho” não comem morangos... e até mesmo boa parte dos nossos professores. Mas a consciência ingênua não é levada a criticar, a analisar as coisas que acontecem na escola.

-                     A relação aluno/professor é marcada por forte dose de autoritarismo: o professor tudo sabe, o aluno nada possui de cultura. Ele “deve aprender”, como se nada existisse dentro do seu ser. - A situação de que o estudo vai resolver a situação de miséria do individuo “estude para ser alguém na vida”- sabemos que é uma mentira. 

3 - A ideologia da religião: Muitas religiões, historicamente, tem se prestado a manter as relações de dominação, de jugo e de alienação dos homens, enquanto alguns poucos se arrogam no direito de mandar em nome de Deus.
Exemplo: na época do Absolutismo na Historia moderna diziam que todo poder vinha de Deus e só a ele o governante prestaria conta.
-   nos dias de hoje o uso da religião também é usada como meio de produção de riqueza: “é vontade de Deus para todo o cristão seja rico”, “quem dá ao homem empresta a deus”.

-   A religião alienante, que mistifica as ações humanas, suas causas e seus efeitos,  “foi castigo de Deus”, “Deus ajuda quem cedo madruga”(como fica os bóias frias?), “Deus é brasileiro”

 4 - A ideologia do estado: O Estado, como já foi mostrado anteriormente, tem se constituído na forma expressiva e consolidada da ideologia burguesa, uma vez que ele é comandado pela própria burguesia.
-      O Estado institui um corpo de leis que serve de base para o Direito. Mas estas leis, muitas vezes, se sustentam em idéias que não correspondem à realidade histórica do povo ou apenas ficam no papel, sem nunca serem colocadas em prática.

Ex: “Art.1º - parágrafo único: todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representante s eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição” ( na realidade não é bem isso que acontece na prática).
Ex: “Artigo 5º: “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza...”. Tal igualdade, porém não existe numa sociedade em que as pessoas são consideradas pelo sobrenome que têm, ou pelo poder econômico que possuem... realmente, será que a lei é igual para todos?! 
-                     O Estado, representado por uma ou mais pessoas, difunde ou impõe a ideologia do dever, do patriotismo, da participação, da ordem burguesa: “Ordem e Progresso!”, “O Brasil é uma democracia porque aqui todos votam!”, “Eu te amo meu Brasil”, “ ame-o ou deixe-o”.

Ex: Legislação criminal (roubo), a desigualdade no cumprimento e no rigor da lei é gritante e deixa qualquer um indignado. São muitos casos em que meninos de rua, jovens ou adultos, pobres, trabalhadores ou desempregados que roubaram, mesmo que tenham roubado comida ao serem presos vão quase automaticamente para cadeia e lá ficam mofando à espera de um julgamento, muitas vezes tão demorado que o individuo cumpre a pena sem ser julgado numa prova incontestável de injustiça. No entanto, se for alguém de posses ou que tenha cargo político ou algum tipo de relação com poderosos, à aplicação da lei, alem de ser demorada, na maioria das vezes é quase impossível. Alguns desses indivíduos têm seus direitos e mandatos políticos cassados, mas dificilmente vão para a cadeia. Poderíamos fazer esta analise para outros fenômenos cotidianos, relativos aos nossos direitos: inviolabilidade de domicilio, liberdade de expressão, liberdade de ir e vir, etc.
Como podemos perceber a igualdade perante a lei é nada mais do que um discurso ideológico que procura ocultar a desigualdade no cumprimento da própria lei.

 5 - A ideologia nos meios de comunicação: são na atualidade um dos maiores veículos de transmissão e imposição da ideologia dominante: em cores, ao vivo e com som!
São várias as formas usadas pelos meios de comunicação para impor a ideologia dominante (burguesa e capitalista).
Exemplos: 
a)                 A ideologia do consumismo - o capitalismo tem o poder de transformar tudo em mercadoria: o dia das mães, dos pais, dos namorados, da criança, etc. A cada festa mais lucro para o capitalista..., mais pobreza, porem, para a consciência de boa parte dos consumidores, que já perdeu a capacidade de tomar uma atitude de crítica diante do fato de dar e receber presentes. O amor e a amizade são traduzidos pelo ter, pelo possuir, pelo presentear, muitas vezes esquecendo o verdadeiro significado do amor e da amizade. A ideologia do consumismo mostra as condições do “homem moderno”, do “jovem pra frente”, do “status”.

Quantas pessoas compram coisas que nunca irão usar. Compram porque foram induzidas pela propaganda. Quantas propagandas são enganosas porque não dizem realmente a verdade sobre o produto apresentado. Outras são imorais- não porque apelam para o nu – mas porque apelam para a mentira, para a chantagem emocional, para a destruição dos valores morais ou sociais. Paremos diante da televisão ou diante dos anúncios de revistas e jornais e analisemos as propagandas com atitude crítica. Quantas mentiras, quantas ilusões, quantas “meias-verdades”!
b)                A ideologia da moda - também uma característica do capitalismo, que, precisando a cada instante do lucro, busca na moda uma imposição dos seus padrões. A moda do verão, do inverno, do outono, da primavera, do natal, da praia, do brinquedo, do esporte, da decoração e, assim, explora-se duplamente o trabalhador: pagando-lhe um salário de miséria e sugando-lhe este pouco salário através do consumismo e da moda.

c)           A ideologia imperialista - isto é, a ideologia das multinacionais e das superpotências, manifesta e expressa nos “enlatados” (filmes) e “shows fantásticos” que mostram o modo de vida das nações ditas desenvolvidas. Desse modo, mantêm-se em nos (e nos outros povos) a ideia de inferioridade.

d)                A ideologia da segregação - que se manifesta no racismo, na condição de inferioridade da mulher ou do pobre e por, conseguinte, na exaltação da riqueza, da força do homem, no elogio ao esperto, na superioridade do homem estudado, etc. Se observarmos os cenários das novelas: belos apartamentos, que belas salas.No fundo faz com que o trabalhador, que produz quase tudo que aparece na TV e que não pode possuir esses bens, se console em vê-los...e se possível em cores.  


MULTICULTURALISMO E DIVERSIDADE

As sociedades humanas são diferentes em função dos seus elementos culturais. Existem várias culturas espalhadas pelo planeta cujo pluralismo tem estimulado vários movimentos sociais em prol da igualdade étnico-racial.
O multiculturalismo está vinculado a uma visão de mundo contemporânea, que surgiu na Europa e Estados Unidos construída a partir das relações sócio-culturais de grupos considerados minorias, tais como, índios, negros, mulheres, homossexuais, etc.

É um movimento que resulta de ações políticas em defesa das diversidades, pois não se pode homogeneizar o que é diferente, ao contrário disso,é preciso assegurar essa pluralidade para fortalecer a própria identidade cultural e a perspectiva de inovações no campo das relações sociais.
Sociologicamente, o multiculturalismo representa um conjunto de várias culturas compreendidas e aceitas nas suas diversidades pelos indivíduos de uma mesma sociedade, em prol da   coexistência pacífica entre culturas diferentes,sem intolerância e conflitos. 
Na verdade são muitos os problemas e as contradições de ordem étnico-cultural que têm dificultado as relações multirraciais e gerado discriminação, xenofobia e o próprio racismo. 

O Brasil é um exemplo de sociedade, cuja formação étnica, resultou numa grande diversidade cultural. Porém, é ainda um país com muitos preconceitos para se tornar uma verdadeira democracia racial.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

- Caderno de Estudo – Apostila – Ensino Personalizado de Sociologia  - Nível Médio – Módulo IV – Escola Prof.ª Tereza Donato de Araújo – Professor Andretti Lemos. Marabá- PA, 2016.

- Caderno de Estudo – Apostila – Ensino Personalizado de Sociologia  - Nível Médio – Módulo I – CEEJA – Professor Luiz Octávio Pereira. Belém- PA, 2011.
www.mundojovem.com.br – ano: 2009,2010, 2011,2012, 2013, 2015 e 2016.

Dica para refletir sobre a Ideologia Consumista a partir da construção de seu orçamento.
      INTERATIVIDADE:




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1.O ser humano carrega as diferenças culturais como marcas de sua realidade e acabam com isso criando uma mensuração de suas verdades em relação à realidade daqueles povos que são diferentes.

“O índio quando faz uma visita ao homem branco, geralmente apresenta-se com vários apetrechos, que o caracterizam, esses elementos acabam por provocar uma identidade, uma simbologia que representa esse agrupamento social”. Qual o item abaixo está relacionada a cultura indígena.

(A) Os enfeites de pena e o óculos de sol.

(B) O Cocá e a pintura na pele.

(C) O Arco-fecha e a bermuda.

(D) O tênis e a caminhonete.

 

2. Em relação à cultura, analise o itens abaixo:

I.              A cultura é transmitida socialmente de geração em geração.

II.            A cultura não se baseia somente na linguagem escrita.

III.           A cultura está presente em todos os povos.

IV.          A cultura é produzida pelo homem em qualquer meio geográfico.

 

Quais são as afirmativas corretas:

(A) I e II.

(B) II e III.

(C) III e IV.

(D) Todas estão corretas.

 

3.  O desafio é “Ver o mundo com o olhar do outro”, sem preconceito e sem deslegitimar o direito do outro de ser e pensar diferente de mim. Logo, é correto afirmar que a relativização das culturas seria:

(A) a sociedade tende a aceitar o discurso que hierarquiza, ou seja, “a cultura do branco é superior a do índio”.

(B) o ser humano busca repudiar a maneira de pensar e viver com as quais não nos identificamos.

(C) quando o ser humano ridiculariza gostos que não corresponde ao seu e quando julga o seu modo de vida particular como “mais correto”, o mais natural”, o “melhor”.

(D) a possibilidade do ser humano buscar conviver com outra cultura, sem achar que a sua cultura é melhor.

 

4. Sobre o etnocentrismo é correto afirmar:

(A) é a natural aceitação da cultura do estrangeiro e a total reformulação de sua cultura.

(B)  é a possibilidade do indivíduo perder sua identidade étnica.

(C)  é a supervalorização da cultura do outro considerando a cultura dele superior.

(D) é a supervalorização da minha cultura considerando a do outro inferior.

5. QUESTÃO (ENEM 2017)

Ressaltando os seus aspectos simbólicos, a abordagem apresentada associa o Carnaval ao(à)

a)    Inversão de regras e rotinas estabelecidas.

b)    Reprodução das hierarquias de poder existentes.

c)    Submissão das classes populares ao poder das elites.

d)    Proibição da expressão coletiva dos anseios de cada grupo.

e)    Consagração dos aspectos autoritários da sociedade brasileira.

 

6.Há na cultura elementos tangíveis (ex. instrumentos) e intangíveis (ex. crenças), assim como elementos materiais e imateriais.

A cultura material consiste em todo tipo de utensílios produzidos em uma sociedade – ferramentas, instrumentos, máquinas, hábitos alimentares, habitação, etc. – e tem uma relação direta com o estilo de vida dessa sociedade.

Qual das figuras abaixo retrata o patrimônio material da cultura de um povo?

 

7. A cultura não-material (imaterial), abrange todos os aspectos morais e intelectuais da sociedade, tais como: normas sociais, religião, costumes, ideologia, ciências, artes, literatura, folclore, etc.

Qual das figuras abaixo retrata o patrimônio imaterial da cultura de um povo?


OBS: Caro aluno(a), favor enviar as respostas do QUESTIONÁRIO no meu e-mail SEDUC: guilherme.filho@escola.seduc.pa.gov.br, ou pelo Whatsapp (no PV) ou Telegram (no PV).

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