quinta-feira, 9 de abril de 2020

MÓDULO 5 - MOVIMENTOS SOCIAIS



O QUE VOCÊ VAI ESTUDAR




MOVIMENTOS SOCIAIS
MÓDULO V
        



    O QUE PRETENDEMOS



QUE VOCÊ SEJA CAPAZ DE: 
      Definir o que são movimentos sociais;
      Identificar as sua bandeiras de lutas;
      Identificar como são constituídos os movimentos sociais;
      Compreender a relação movimentos sociais e Democracia.
-   SUA NOTA dependerá da SUA INTERATIVIDADE EM CADA MÓDULO,E PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES REMOTAS 



Há diferentes formas de participar da vida social e política de nossa sociedade.

Uma dessas formas é a através dos MOVIMENTOS SOCIAIS.

Nos dias de hoje, ouve-se muito a respeito dos movimentos sociais. A mídia está sempre a noticiar a respeito deles, seja, Sem-Teto, Sem-Terra, Greenpeace ou as ONGs “anti-globalização”.

- Mas o que são os Movimentos Sociais?
- O que Pretendem?
- Por que surgem em diversos momentos históricos?
- Como são constituídos? 

 Os movimentos sociais estiveram e estão presentes em toda a história de todas as sociedades.
I - Movimentos Sociais

São organizações que reúnem o povo.
Refere-se à ação coletiva de um grupo com a finalidade de somar esforços para atingir objetivos comuns ou
Alcançar certos direitos, por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade.
Em linhas gerais, o conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais. Podem objetivar a mudança ou a conservação de privilégios, valores, normas, regras que condicionam as nossas relações.
Um exemplo de movimento que nos mostra muito bem a resistência ao processo de mudança foi o da União Democrática Ruralista (UDR).
O movimento social torna-se porta-voz de um grupo de pessoas que se encontra numa mesma situação, seja social, econômica, política, religiosa, entre outras.
Gianfranco Pasquino em sua contribuição ao Dicionário de Política (2004) organizado por ele e por Norberto Bobbio e Nicolau Mateucci, afirma que os movimentos sociais constituem tentativas – pautadas em valores comuns àqueles que compõem o grupo – de definir formas de ação social para se alcançar determinados resultados.
Por outro lado, conforme aponta Alain Touraine, Em defesa da Sociologia (1976), para se compreender os movimentos sociais, mais do que pensar em valores e crenças comuns para a ação social coletiva, seria necessário considerar as estruturas sociais nas quais os movimentos se manifestam. Cada sociedade ou estrutura social teria como cenário um contexto histórico (ou historicidades) no qual, assim como também apontava Karl Marx, estaria posto um conflito, entre classes, terreno das relações sociais, a depender dos modelos culturais, político e social. Assim, os movimentos sociais fariam explodir os conflitos já postos pela estrutura social geradora por si só da contradição entre as classes, sendo uma ferramenta fundamental para a ação com fins de intervenção e mudança daquela mesma estrutura.
Dessa forma, para além das instituições democráticas como os partidos, as eleições e o parlamento, a existência dos movimentos sociais é de fundamental importância para a sociedade civil enquanto meio de manifestação e reivindicação. Podemos citar como alguns exemplos de movimentos o da causa operária, o movimento negro (contra racismo e segregação racial), o movimento estudantil, o movimento de trabalhadores do campo, movimento feminista, movimentos ambientalistas, da luta contra a homofobia, separatistas, movimentos marxista, socialista, comunista, entre outros. Alguns destes movimentos possuem atuação centralizada em algumas regiões (como no caso de movimentos separatistas na Europa). Outros, porém, com a expansão do processo de globalização (tanto do ponto de vista econômico como cultural) e disseminação de meios de comunicação e veiculação da informação, rompem fronteiras geográficas em razão da natureza de suas causas, ganhando adeptos por todo o mundo, a exemplo do Greenpeace, movimento ambientalista de forte atuação internacional.
A existência de um movimento social requer uma organização muito bem desenvolvida, o que demanda a mobilização de recursos e pessoas muito engajadas. Os movimentos sociais não se limitam a manifestações públicas esporádicas, mas trata-se de organizações que sistematicamente atuam para alcançar seus objetivos políticos, o que significa haver uma luta constante e em longo prazo dependendo da natureza da causa. Em outras palavras, os movimentos sociais possuem uma ação organizada de caráter permanente por uma determinada bandeira. 
II - Um dos motivos de tantos Movimentos Sociais surgirem tem sua origem na falta de Cidadania e na prática da DEMOCRACIA.
Afinal o que é Cidadania?
CIDADANIA só é plena se dotada de todos os três tipos de direito:
1. CIVIL – direitos de liberdade.....
2. POLÍTICO – direito de participação no exercício do poder político, votar e ser votado....
           3. SOCIAL – direito ao bem-estar econômico e social. Exemplo: saúde, educação, moradia, segurança, lazer, trabalho e outros. 
III NOVOS MOVIMENTOS SOCIAIS
O papel da INTERNET (Redes Sociais) ferramenta que amplia o acesso à informação e distribuindo os problemas sociais globalmente.
Atualmente os movimentos sociais ampliam o foco de pressão ou intervenção, não se limitam apenas a reivindicações trabalhistas e lutam por diversos problemas sociais.
Temas que atingem os cidadãos
      Preconceito, Moradia para todos, Direito à Saúde de Qualidade, Proteção de áreas ambientais,
      Por melhoria do precário sistema de Saneamento básico,
      Mobilidade Urbana. etc.
Os movimentos sociais, hoje, organizam-se para defender prioridades, mas nem por isso se distanciam de outros debates como: a fome, a destruição do meio ambiente, a corrupção na política etc.
IV - Alguns Lideres dos Movimentos Sociais no Brasil.
      Irmã Dorothy (1931-2005);
      José Cláudio e Maria  Ipixuna (24.05.11)
      Chico Mendes(1944-1988);
      Werbert de Souza, o Betinho(1935-1997). 
e Teste seus conhecimentos relacionados ao tema acesse o link acima.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

- Caderno de Estudo – Apostila – Ensino Personalizado de Sociologia  - Nível Médio – Módulo V – Escola Prof.ª Tereza Donato de Araújo – Professor Andretti Lemos. Marabá- PA, 2016.

- Caderno de Estudo – Apostila – Ensino Personalizado de Sociologia  - Nível Médio – Módulo V – CEEJA – Professor Luiz Octávio Pereira. Belém- PA, 2011.

www.mundojovem.com.br – ano: 2010, 2013,2014, 2015 e 2016


ASSISTA AO VÍDEO:




                     INTERATIVIDADE
Fique ligado. Ao receber a imagem no Grupo de Sociologia, faça o seu comentário.


BASE MODULO 5 - envie pelo email, Whatsapp (no PV) ou Telegram (no PV).

1. A respeito da definição de Cidadania, está correto:

(A) Ser cidadão na cidadania plena sugere um conjunto de direitos direcionados a uma determinada classe social.

(B)  Ser cidadão, faz referência apenas aos direitos políticos e econômicos dos indivíduos.

(C) Ser cidadão é ter consciência de seus direitos e deveres, ou seja, é ter consciência de que possui responsabilidades e limites dentro da sociedade.

(D) Ser cidadão na sociedade brasileira sua plenitude atinge os indivíduos com idade superior a 16 anos que estão opto a votar.

 

2. Na década de 1990, os movimentos sociais camponeses e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos. Na sociedade brasileira, a ação dos movimentos sociais vem construindo lentamente um conjunto de práticas democráticas no interior das escolas, das comunidades, dos grupos organizados e na interface da sociedade civil com o Estado. O diálogo, o confronto e o conflito têm sido os motores no processo de construção democrática.                                                                       SOUZA, M. A. Movimentos sociais: participação e possibilidades no Brasil contemporâneo das práticas democráticas. Disponível em: http://www.ces.uc.pt. Acesso em: 30 abr. 2010 (adaptado).

Segundo o texto, os movimentos sociais contribuem para o processo de construção democrática, por que:

 (A)  determinam o papel do Estado nas transformações socioeconômicas.

 (B)  aumentam o clima de tensão social na sociedade civil.

 (C)  pressionam o Estado para o atendimento das demandas da sociedade.

 (D) privilegiam determinadas parcelas da sociedade em detrimento das demais.

 

  1. Movimentos: Negros, indígenas, gays e lésbicas, prostitutas, idosos, portadores (as) de necessidades especiais, ambientalistas etc. Estes se apresentam no cenário político local, nacional e internacional para reivindicar a criação ou a efetivação de seus direitos, e para propor ou interferir em políticas públicas específicas para eles por parte do Estado. Os cientistas políticos, sociólogos e antropólogos estudam a ação política destes atores na perspectiva do(s):

 

(A) Movimentos operários.

(B) Novos movimentos sociais.

(C) Sindicalismo.

(D) Terrorismo.

 

4. O MST (Movimentos dos Trabalhadores sem Terra) surgiu na década de 1970, quando centenas de trabalhadores rurais foram expulsos de suas terras, quer seja pela cultura de exportação que exigia grandes extensões de terra, quer seja pelo uso das máquinas no campo. O principal foco da proposta do MST é:          

(A) a reforma Previdenciária.

(B) a reforma Eleitoral.

(C) a reforma Agrária.

(D) a reforma Política.

 

5. QUESTÃO (ENEM 2013)

A demanda da comunidade afro-brasileira por reconhecimento, valorização e afirmação de direitos, no que diz respeito à educação, passou a ser particularmente apoiada com a promulgação da Lei 10.639/2003, que alterou a Lei 9.394/1996, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileiras e africanas.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: Ministério da Educação, 2005.

A alteração legal no Brasil contemporâneo descrita no texto é resultado do processo de

a)    aumento da renda nacional.

b)    mobilização do movimento negro.

c)    melhoria da infra estruturar escolar.

d)    ampliação das disciplinas obrigatórias.

e)    politização das universidades públicas

  

 6. Sobre o preconceito descrito a seguir - “A tendência de rotular as pessoas não existe apenas na África do Sul. Atitudes preconceituosas é a raiz dos abusos aos direitos humanos em todos os lugares”.

 

Assinale a alternativa correta.

(A)  Não é válida para todos os países, pois no Brasil não existe desigualdade social.

(B) A afirmação sugere que o preconceito é específico da África do Sul, não existindo em outros países da África.

(C)  Que atitudes preconceituosas não tem nenhuma relação com direitos humanos.

(D)  Que o preconceito ocorre em todos os continentes do mundo, se constituindo numa atitude que fere os direitos do cidadão.

 

QUESTÃO 07________________________

(Enem 2012) Nós nos recusamos a acreditar que o banco da justiça é falível. Nós nos recusamos a acreditar que há capitais insuficientes de oportunidades nesta nação. Assim nós vimos trocar este cheque, um cheque que nos dará o direito de reclamar as riquezas de liberdade e a segurança da justiça.

KING Jr. M. L. Eu tenho um sonho. 28 ago. 1963. Disponível em: www.palmares.gov.br. Acesso em: 30 nov. 2011 (adaptado).

O cenário vivenciado pela população negra, no sul dos Estados Unidos nos anos de 1950, conduziu à mobilização social. Nessa época, surgiram reivindicações que tinham como expoente Martin Luther King e objetivavam

A)   a conquista de direitos civis para a população negra.

B)   o apoio aos atos violentos patrocinados  pelos negros em espaços urbanos.

C)   a supremacia das instituições religiosas em meio à comunidade negra sulista.

D)   a incorporação dos negros ao mercado de trabalho.

E)   a aceitação da cultura negra como representante do modo de vida americano.

 

OBS: Caro aluno(a), favor enviar as respostas do QUESTIONÁRIO no meu e-mail SEDUC: guilherme.filho@escola.seduc.pa.gov.br, ou pelo Whatsapp (no PV) ou Telegram (no PV).


1 Comentários:

Às 8 de junho de 2021 às 07:06 , Blogger Unknown disse...

Pelo meu ponto de vista acho que todo mundo tem direto tanto Branco,como o preto.
Tevem ser muito bem respeitados ....

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial