MÓDULO 5 - MOVIMENTOS SOCIAIS
O QUE VOCÊ VAI ESTUDAR
|
|||
MOVIMENTOS SOCIAIS
MÓDULO V
|
|||
O QUE PRETENDEMOS
|
|||
QUE
VOCÊ SEJA CAPAZ DE:
• Definir
o que são movimentos sociais;
• Identificar
as sua bandeiras de lutas;
• Identificar
como são constituídos os movimentos sociais;
• Compreender
a relação movimentos sociais e Democracia. - SUA NOTA dependerá da SUA INTERATIVIDADE EM CADA MÓDULO,E PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES REMOTAS
|
|||
- O que Pretendem?
- Por que surgem em diversos momentos históricos?
- Como são constituídos?
1. A respeito da definição de Cidadania,
está correto:
(A) Ser
cidadão na cidadania plena sugere um conjunto de direitos direcionados a uma
determinada classe social.
(B) Ser cidadão, faz referência apenas aos
direitos políticos e econômicos dos indivíduos.
(C) Ser
cidadão é ter consciência de seus direitos e deveres, ou seja, é ter
consciência de que possui responsabilidades e limites dentro da sociedade.
(D) Ser
cidadão na sociedade brasileira sua plenitude atinge os indivíduos com idade
superior a 16 anos que estão opto a votar.
2. Na década de 1990, os movimentos
sociais camponeses e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos
coletivos. Na sociedade brasileira, a ação dos movimentos sociais vem
construindo lentamente um conjunto de práticas democráticas no interior das
escolas, das comunidades, dos grupos organizados e na interface da sociedade
civil com o Estado. O diálogo, o confronto e o conflito têm sido os motores no
processo de construção democrática.
SOUZA, M. A. Movimentos sociais: participação e possibilidades no Brasil
contemporâneo das práticas democráticas. Disponível em: http://www.ces.uc.pt.
Acesso em: 30 abr. 2010 (adaptado).
Segundo o texto, os movimentos sociais
contribuem para o processo de construção democrática, por que:
(A)
determinam o papel do Estado nas transformações socioeconômicas.
(B)
aumentam o clima de tensão social na sociedade civil.
(C)
pressionam o Estado para o atendimento das demandas da sociedade.
(D) privilegiam determinadas parcelas da
sociedade em detrimento das demais.
- Movimentos: Negros, indígenas, gays e
lésbicas, prostitutas, idosos, portadores (as) de necessidades especiais,
ambientalistas etc. Estes se apresentam no cenário político local,
nacional e internacional para reivindicar a criação ou a efetivação de
seus direitos, e para propor ou interferir em políticas públicas
específicas para eles por parte do Estado. Os cientistas políticos, sociólogos e antropólogos estudam a ação
política destes atores na perspectiva do(s):
(A)
Movimentos operários.
(B)
Novos movimentos sociais.
(C)
Sindicalismo.
(D)
Terrorismo.
4. O MST (Movimentos dos Trabalhadores sem Terra) surgiu na década de 1970,
quando centenas de trabalhadores rurais foram expulsos de suas terras, quer
seja pela cultura de exportação que exigia grandes extensões de terra, quer seja
pelo uso das máquinas no campo. O principal foco da proposta do MST é:
(A)
a reforma Previdenciária.
(B)
a reforma Eleitoral.
(C)
a reforma Agrária.
(D)
a reforma Política.
5. QUESTÃO (ENEM 2013)
A demanda da comunidade
afro-brasileira por reconhecimento, valorização e afirmação de direitos, no que
diz respeito à educação, passou a ser particularmente apoiada com a promulgação
da Lei 10.639/2003, que alterou a
Lei 9.394/1996, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de história e cultura
afro-brasileiras e africanas.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação das Relações Étnico-raciais e para Ensino de História e Cultura
Afro-brasileira e Africana. Brasília: Ministério da Educação, 2005.
A alteração legal no Brasil contemporâneo descrita no texto é
resultado do processo de
a)
aumento
da renda nacional.
b)
mobilização
do movimento negro.
c)
melhoria
da infra estruturar escolar.
d)
ampliação
das disciplinas obrigatórias.
e)
politização
das universidades públicas
6. Sobre o preconceito descrito a seguir - “A tendência de rotular as pessoas não existe apenas na África do Sul. Atitudes preconceituosas é a raiz dos abusos aos direitos humanos em todos os lugares”.
Assinale a
alternativa correta.
(A) Não é válida para todos os países, pois no Brasil
não existe desigualdade social.
(B) A afirmação sugere que o preconceito é
específico da África do Sul, não existindo em outros países da África.
(C) Que atitudes preconceituosas não tem nenhuma
relação com direitos humanos.
(D) Que o preconceito ocorre em todos os
continentes do mundo, se constituindo numa atitude que fere os direitos do
cidadão.
QUESTÃO 07________________________
(Enem 2012) Nós nos recusamos a
acreditar que o banco da justiça é falível. Nós nos recusamos a acreditar que
há capitais insuficientes de oportunidades nesta nação. Assim nós vimos trocar
este cheque, um cheque que nos dará o direito de reclamar as riquezas de
liberdade e a segurança da justiça.
KING Jr. M. L. Eu tenho um sonho. 28 ago. 1963. Disponível em: www.palmares.gov.br. Acesso em: 30 nov. 2011 (adaptado).
O cenário vivenciado pela população
negra, no sul dos Estados Unidos nos anos de 1950, conduziu à mobilização
social. Nessa época, surgiram reivindicações que tinham como expoente Martin
Luther King e objetivavam
A)
a
conquista de direitos civis para a população negra.
B)
o
apoio aos atos violentos patrocinados
pelos negros em espaços urbanos.
C)
a
supremacia das instituições religiosas em meio à comunidade negra sulista.
D)
a
incorporação dos negros ao mercado de trabalho.
E)
a
aceitação da cultura negra como representante do modo de vida americano.
OBS: Caro aluno(a), favor enviar as
respostas do QUESTIONÁRIO no meu e-mail SEDUC:
guilherme.filho@escola.seduc.pa.gov.br, ou pelo Whatsapp (no PV) ou
Telegram (no
PV).
1 Comentários:
Pelo meu ponto de vista acho que todo mundo tem direto tanto Branco,como o preto.
Tevem ser muito bem respeitados ....
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial